BOAS VINDAS!


Obrigado pela visita. Você está no blog de LUCIANO BAYER, Bacharel em Ciências Contábeis, graduado pela Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná e Bacharel em Direito, graduado pela Faculdade de Ensino Superior de Marechal Cândido Rondon - ISEPE RONDON.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL!

Malgrado ser o dia 12 de outubro "cultuado" como feriado do "dia da criança", não será, por questões de consciência religiosa ou qualquer outra,  preterido o dia que, pela Lei nº 6.802/80, foi declarado como FERIADO NACIONAL PARA CULTO PÚBLICO E OFICIAL A NOSSA SENHORA APARECIDA, PADROEIRA DO BRASIL!

E, apesar de meu desapontamento com o agendamento da inauguração do novo edifício da Câmara Municipal de Mercedes para este dia, mormente, para a mesma hora da Missa em Honra a Nossa Senhora Aparecida, vou fazer conexão eterna da data com a verdadeira motivação do feriado. Poderei responder, se perguntado for, que a instalação física própria da Câmara de Vereadores foi inaugurada no dia da Padroeira do Brasil

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

VERDADE E MENTIRA "10"

"SE VOCÊ NÃO CONTAR A VERDADE SOBRE SI MESMO, NÃO PODE CONTAR A VERDADE SOBRE OUTRAS PESSOAS."
(Virginia Woolf)
Virginia Woolf, que nasceu em Londres, em 25 de janeiro de 1882 e faleceu em Lewes, em 28 de março de 1941, foi uma escritora, ensaísta e editora britânica, conhecida como uma das mais proeminentes figuras do modernismo.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

quarta-feira, 29 de junho de 2011

VERDADE E MENTIRA "8"

ASSIM COMO UMA GOTA DE VENENO COMPROMETE UM BALDE INTEIRO, TAMBÉM A MENTIRA, POR MENOR QUE SEJA, ESTRAGA TODA A NOSSA VIDA.
 (Mahatma Gandhi)


Mahatma Gandhi foi um líder e pacifista indiano, que lutou pela independência da Índia e por seu esforço foi criado o Estado muçulmano do Paquistão

quinta-feira, 16 de junho de 2011

VERDADE DE MENTIRA "7"

"AS PESSOAS QUE FALAM MUITO, MENTEM SEMPRE, PORQUE ACABAM ESGOTANDO SEU ESTOQUE DE VERDADES." (Millôr Fernandes)

Millôr Fernandes (1923) é um desenhista, humorista, dramaturgo, escritor e tradutor brasileiro.

terça-feira, 14 de junho de 2011

VERDADE E MENTIRA "6"

"... NÃO SUPORTO FALSIDADE E MENTIRA. A VERDADE PODE MACHUCAR, MAS É SEMPRE MAIS DIGNA." (Charles Chaplin)

segunda-feira, 13 de junho de 2011

VERDADE E MENTIRA "5"

"DENTRE OS MAIS DIGNOS PREDICADOS DE UM HOMEM ESTÁ O DE SABER DIZER A VERDADE." (Renato Kehl)

Renato Kehl é um dos líderes mais importantes do movimento eugênico* no Brasil.

*O termo Eugenia foi criado por Francis Galton (1822-1911), que o definiu como:
    "O estudo dos agentes sob o controle social que podem melhorar ou empobrecer as qualidades raciais das futuras gerações seja fisica ou mentalmente."
    Em linguagem coloquial, é o estudo para o melhoramento genético. 

sexta-feira, 10 de junho de 2011

VERDADE E MENTIRA "4"

"A ORIGEM DA MENTIRA ESTÁ NA IMAGEM IDEALIZADA QUE TEMOS DE NÓS PRÓPRIOS E QUE DESEJAMOS IMPOR AOS OUTROS." (Anais Nin)

Anaïs Nin foi uma escritora francesa que polemizou sua época ao escrever suas obras permeadas de erotismo e idéias feministas.

quinta-feira, 9 de junho de 2011

VERDADE E MENTIRA "3"

"OS MENTIROSOS SOFREM O CASTIGO DE NÃO SEREM ACREDITADOS QUANDO FALAM A VERDADE!" (Aristóteles)

Aristóteles foi um influente filósofo grego, discípulo de Platão. Dedicou sua vida ao desenvolvimento de conceitos fundamentais de ética, lógica, política, e outros, que são usados até hoje.

terça-feira, 7 de junho de 2011

VERDADE E MENTIRA "2"

"POSSO SER UMA PESSOA DESPREZÍVEL, MAS QUANDO A VERDADE FALA EM MIM, SOU INVENCÍVEL!" (Mahatma Gandhi)



Mahatma Gandhi foi um líder e pacifista indiano, que lutou pela independência da Índia e por seu esforço foi criado o Estado muçulmano do Paquistão.

VERDADE E MENTIRA...

Não me considero e nem poderia me considerar credenciado a proferir tese sobre a verdade e a mentira. De outro lado, no entanto, não acho que seja preciso ser filósofo para compreender os benefícios e malefícios que uma e/ou outra podem trazer à nossas vidas.

Durante os próximos 15 dias, em homenagem àqueles que preterem a mentira em nome da verdade (ou vice-versa), estarei postando neste espaço e também no meu "msn", célebres afirmações de consagrados pensadores sobre o tema.

Começo com George Herbert (03/04/1593-01/03/1633, poeta e orador iglês:

"UM ERRO QUE PRECISE DE UMA MENTIRA, ACABA POR PRECISAR DE DUAS!"

segunda-feira, 16 de maio de 2011

....A vergonha de não saber perder!

"Aos 28 minutos, após uma cobrança rápida de lateral ao lado da área, pela esquerda, Zé Roberto apareceu na frente de Victor e claramente cavou uma penalidade máxima marcada por Leandro Vuaden."

Tirei esta frase do sítio do Grêmio. Um simples "copia e cola". Apenas grifei a contundente declaração de quem não reconhece a derrota.

Todos os veículos de imprensa que vi comentar o jogo, apenas se limitaram a narrar o fato: "Victor comete pênalti em Zé Roberto." Simples e verdadeiro. Perder faz parte do jogo. Ao invés de prestar-se ao ridículo, talvez fosse mais feliz o redator se condenasse a imprudência do goleiro gremista, que, "sem freio" provocou o fim do sonho gremista, em uma jogada já perdida para o Inter.

Poderíamos até reclamar do abraço sofrido pelo Índio no segundo gol do Grêmio (a imagem mostra para quem quiser ver), mas preferimos lamentar a falha de Renan.

Sem Márcio Chagas da Silva, sem 8 minutos de acréscimo e, finalmente, sem competência, o Grêmio foi derrotado.

O Inter, legitimamente conquistou o título que o Grêmio já comemorava. Este é o resumo do gre-nal de domingo.

A VERDADE RESTABELECIDA!

quinta-feira, 10 de março de 2011

A INQUESTIONÁVEL CONQUISTA

O Grêmio de Futebol Portoalegrense conquistou nesta noite de quarta-feira, dia 10/03/2011, o título da Taça Piratini, o Primeiro Turno do Campeonato Gaúcho. A conquista brotou das mãos de um senhor chamado Márcio Chagas de Freitas. Nada menos que o árbitro da partida, que conseguiu acrescentar 8 minutos ao jogo, quando o Caxias vencia por 2 x 1. Aos 51 minutos veio o gol, tão esperado por ele, o árbitro, que, enfim, pode respirar tranquilo. Fez sua parte.

O time do Caxias, de fato, fez muita cera durante a partida mas, eu, particularmente, gostaria de saber se algum jogo na história dos acréscimos pedidos, em condições normais como foi a final em pauta, teve acréscimo tão expressivo no tempo. Não existe, por mais que se queira encontrar explicação, justificativa para uma atitude tão tendenciosa como esta. Seria, com certeza, um grande vexame para o campeonato, tendo em vista que o INTER, melhor time do Rio Grande do Sul, já havia sido eliminado nas oitavas de final.

Já pensaram o que a Federação Gaúcha iria dizer ao mundo do Futebol. Nem o último campeão do mundo, nem aquele que, num passado remoto conquistara o título de campeão intercontinental, que é como a FIFA reconhece (está lá no site oficial - não é dedução minha).

Este é, com certeza, mais um capítulo do "Inacreditável Fora de campo Futebol clube", para fazer paródia com o quadro da "Rede Globo".

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

A arte de interpretar

Não sou frequentador de poltrona em horário de telenovelas, e isto, quem me conhece, sabe. Ao contrário, sou avesso ao gênero.

Não se pode, entretanto, ignorar a realidade da sociedade brasileira, que idolatra a programação. E, absolutamente, sem qualquer ofensa ou discriminação ao deficiente visual, para quem não é "cego", invariavelmente, ocorrem situações em que, defronte ao televisor naquele horário, termina por assistir algumas cenas.

Tenho que registrar que, apesar de não admirar telenovelas, aprecio a boa interpretação. Aí chega minha crítica.

Interpretar, entendo que significa fazer-se passar por "outro", seja uma pessoa ou algum personagem de ficção e, entre o grande elenco de "atores" que, principalmente integram os quadros da Rede Globo, muitos são realmente atores, aqueles que se despem do próprio espírito para deixar que seu corpo seja instrumento a "vender" a imagem de outrem.

Na outra extremidade tem verdadeiros "papagaios" que se limitam a emprestar sua voz para publicar texto que "alguém" escreveu.

Não vou utilizar muitos exemplos mas, acredito que se algum "turista" tenha visto uma cena do ator global Antonio Fagundes há 10 anos atrás, e tornar a ver outra cena, em uma novela atual, chegará a uma das duas conclusões seguintes:

a) É a mesma novela;
b) Ele interpreta ele mesmo.

Não há, absolutamente, nenhum elemento que possa apontar para qualquer distinção entre uma e outra interpretação do retrocitado ator e, sendo justo, de muitos outros que gozam do mesmo prestígio público (e financeiro).

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

PLIN-PLIN

Para utilizar uma expressão que gostei, de um jornalista que não lembro quem é, vou classificar os "bobos da corte" que a Rede Globo de Televisão tem lançado mão, em busca de prestígio.

1º) Tiago Leifert
2º) Alex Escobar
3º) Pedro Bial
4º) Faustão
5º) Zeca Camargo (sono)
6º) Galvão Bueno

Agora, de sã consciência, responda-me, você, que tem discernimento: Dá pra aguentar tanto "lixo" sendo despejado nos lares brasileiros?

Ah! Fiquem à vontade para sugerir alteração na ordem ou acrescentar nomes. Excluir...... Não dá!!!! É muito!!!!!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

ÁGUA..................................................??????

Hoje, Mercedes acordou, MAIS UMA VEZ............ sem água. Depos de seis anos, provavelmente, a culpa é do governo anterior, que não dava a mínima importância para o sistema..................... (?)

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

ÁGUA, FONTE DA VIDA!

Esta frase se tornou célebre na voz de Guilherme Arantes, na música "Planeta Água". Não é preciso eu dizer que trata-se de uma inconteste verdade, se esta expressão não configura pleonasmo.

Mas parece que existem pessoas que ainda não conseguem compreender o precioso bem que a água representa para a vida.

É usando água que realizo minha primeira necessidade fisiológica pela manhã; é com a água que eu escovo os dentes, tomo meu banho matinal, saboreio o café da manhã; com água é feito meu almoço, meu chimarrão, meu café das vésperas; por fim, tomo meu banho noturno e escovo os dentes, antes de repousar.

Se não fosse meu pequeno reservatório de 250 litros, eu teria meu dia prejudicado. Que ótimo!

Mas, e quem não tem como reservar água? Sobre a energia elétrica, outra infeliz realidade, não exercemos qualquer ação, mas, ............... sobre a ÁGUA??????

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

POR QUE ACREDITO NA EXISTÊNCIA DE DEUS

Penso que não deveria esta "dúvida" ser tema de tão grandes discussões, a ponto de se terem criadas e difundidas comunidades com ideologias ateias. E é exatamente para não fomentar polêmicas maiores que pretendo não usar a concepção bíblico-teológica.

Pensemos, primeiramente, na existência no universo, especificamente, nosso sistema solar. Um organismo perfeito, com períodos intercalados entre aqueles em que somos iluminados pelo astro-rei e outros em que a escuridão habita parte da terra. Neste último interstício o sol está levando vida a outras partes do globo.

Quem criou? O "Big Bang"? Sem impulso inteligente? De uma explosão volutária nasce um sistema perfeito, capaz de garantir a vida de tudo o que existe no mundo? Por falar em "tudo o que existe no mundo", quem teria criado a natureza com sua perfeição absoluta? As árvores, frutíferas ou não, as flores, tantas tão belas e outras nem tanto, mas perfeitas em sua estrutura de vida vegetal!? As chuvas, os pássaros, os animais e a cadeia produtiva, garantindo, mesmo que com alguns sacrifícios, a vida da fauna!? O acaso?

Em resumo, que é o propósito desta postagem, chegamos ao homem, o ser humano em espécie. Assim como os animais o ser humano é movido por uma verdadeira máquina, com vários órgãos que, concatenados garantem o funcionamento do organismo que sustenta a vida. Alguns desses órgãos, vitais, inclusive. Sua falência interrompe o processamento dos fluídos e substâncias sólidas e, impiedosa e irreversivelmente, decreta a interrupção da vida. Tudo comandado pelo cérebro, este órgão de segredos invioláveis, de constituição quase incompreensível.

Bom. Até aí nada de novo. Muito já se falou sobre tudo o que discorri. Mas o fiz apenas para sustentar minha tese.

Sabe-se, embora contra o conceito de algumas denominações religiosas, que o mundo existe há alguns bilhões de anos. Conclusão de estudos científicos, que por sinal, não são objeto de desprezo em minha tese, porque também atribuo sua existência à providência divina.

Agora, o ponto crucial: o homem, através da Ciência, e ao longo desses bilhões de anos descobriu muita coisa: a cura de muitas doenças, o caminho para a sanidade de outras, a composição da matéria ..., apenas para ilustrar a grande importância que tem no mundo. Porém, com todo o histórico favorável, não se tem notícia de que a vida possa ser objeto da criação humana. Embora já tenha tentado muitas vezes, o homem não conseguiu, partindo do nada, criar vida. Sequer replicá-la, como se sabe, logrou sucesso. Até corações artificiais já foram implantados em pessoas, o que prorrogou vidas (sem muita qualidade). Muitas e muitas vezes conseguiu impedir e/ou postergar sua existência, mas, criar vida nova ainda é um mistério a ser (ou não) decifrado. Antes, conseguiu destruí-la.

Então, como é que pode ser negada a existência de um ser com inteligência infinitamente superior à do ser humano? Muitas respostas dão conta de que o universo nasceu do "nada" (big bang). Mas então" esse "nada" é mais poderoso e inteligente que o homem. E olha que, repito, são bilhões de anos de evolução.

Dessarte, concluo que DEUS EXISTE, SIM!

domingo, 2 de janeiro de 2011

BOAS VINDAS!!!

"1. Amai a justiça, vós que governais a terra; pensai corretamente sobre o Senhor e com integridade de coração procurai-o. "
(Sb 1, 1)